badge

quinta-feira, março 30, 2006

Ser pequeninos

Na Record Dez, José Mourinho disse e passo a citar: "...creio ser caso único o facto de, em Portugal, a comunicação social desportiva, ao entrevistar os técnicos estrangeiros, utilizar um tratamento de "senhor" e, ao relacionar-se com técnicos nacionais, utilizar uma linguagem normal. Para mim, esta última é a forma correcta de relacionamento, enquanto a outra é demonstrativa de pequenez". Devo dizer que estou totalmente de acordo com José Mourinho.
Se estamos sempre à procura de argumentos para convencer as pessoas de que estamos ao nível dos outros países, ditos mais poderosos, da Europa, para quê este tratamento? Porquê este complexo de inferioridade? É nestas pequenas coisas, que demonstramos como somos realmente pequeninos...de mentalidade.
É que chego à conclusão, que tratar Koeman e Adriaanse por "senhor" e, Paulo Bento e Jesualdo Ferreira por um "você" muito informal, não só é humilhante, como também não tem piada nenhuma.
Então, não tinha mais piada tratar todos por igual? Imaginem este "flash interview", por exemplo:

Jornalista: Então Ronnie foi hoje que fodeste o campeonato de vez?
Koeman: Si...además que...
Jornalista: Volta mas é para a tua terra!

Quer dizer, desta maneira, o futebol português seria muito mais refrescante.

Drama dizeis vós?

Drama é o que está a viver a espécie dos Louva-a-Deus, sob o ataque de uns tais Louva-a-Alá, que cada vez que se irritam "disparam" toda a sua fúria em todas as direcções de forma "bombástica". Desta vez o motivo da sua irritação foram umas caricaturas perfeitamente condenáveis...há 5 séculos atrás.

Má Temática

A mais recente moda que aflige o panorama escolar do ensino secundário são as denominadas provas nacionais intermédias de matemática, mais frequentemente conhecidas como testes nacionais. Estes testes são nada mais nada menos do que exames de matemática, realizados a nível nacional, para que todos os alunos se possam afundar simultâneamente, ao mesmo tempo que se preparam psicologicamente para o inevitável "chumbo" na derradeira prova final.
Depois de conhecidos os resultados da última prova, e tendo em conta os resultados habituais dos alunos nesta disciplina, cheguei a uma brilhante, ou talvez não, conclusão, que se resume da seguinte forma: A matemática resume-se a uma subtracção de aproximadamente vários valores à média final do 12ºano, que tende para zero à medida que o ano lectivo tende para o final.

quarta-feira, março 29, 2006

Civilização

Pela primeira vez encontrei uma pessoa civilizada na rua. Apanhei um daqueles idosos que ocupam o passeio todo e não deixam espaço para os outros transeuntes circularem com rapidez. Mas hoje, o idoso, ao meu simples tossicar, desviou-se, embatendo, inclusivamente na parede.

Isto, meus amigos...é que é uma pessoa civilizada!


domingo, março 26, 2006

...

Eu penso muito na vida, mas será que a vida também pensa em mim?

Vedetas?

Ainda em referência ao novo programa da TVI, o Circo das Celebridades, serei eu o único português a nunca ter ouvido falar de cerca de dois terços daquelas "supostas" celebridades?

Milagres...

Depois de várias experiências falhadas, a TVI conseguiu uma coisa impensável há uns tempos: pôr o palhaço do José Castelo Branco no circo.

sábado, março 25, 2006

Die Gabe - O Dom

A Deus o que é de Deus.
A César o que é de César.
Ao Povo o que é do Povo.
Isto é para Vós.