badge

segunda-feira, abril 17, 2006

Learning to fly

Na semana passada tive o prazer de viajar de avião por duas vezes, experiencia que me marcou profundamente.
É incrível que ao andar de avião possam existir coisas que nos fascinem mais ainda do que voar a altitudes monstruosas. Nomeadamente as advertências que nos são feitas antes, durante e/ou após a viagem. De todas elas, posso começar por referir uma bonita frase que se encontra escrita na asa do avião, aliás, encontra-se escrita duas vezes até e é de uma extema utilidade. A frase é esta: "Do not walk outside this area". BESTIAL!! Bem bom que ainda a li a tempo, porque a meio da viagem para Lisboa apeteceu-me ir apanhar ar para a asa direita do avião, e provavelmente se não estivesse aquele aviso ali escrito eu teria pregado um trambolhão rumo ao Oceano Atlântico por não saber que não podia andar fora da área da asa do avião.
Mas não é tudo. Como todos sabem, no inicio de cada viagem de avião as senhoras hospedeiras e os senhores hospedeiros preparam uma coreografia de segurança para todos os passageiros, acompanhada por um filme e pelos comentários de um senhor. Até aqui tudo bem, não fosse o facto de nos aconselharem a respirar normalmente ao colocar uma das máscaras de protecção. Eu não queria ser chato, mas o que é respirar anormalmente?
Algo igualmente fascinante é também o inglês de um piloto de avião.
A forma como corta 50% das palavras é algo que só visto...ou melhor, só ouvido! Isto a juntar à boa qualidade do som dos aviões torna a sua mensagem ainda mais perceptível. Mas no fundo até é bom para ele, porque algumas asneiras podem passar despercebidas entre alguns ruídos.
No meu voo, o senhor piloto começou por dizer que "o tempo estava bom e agradável, com alguns aguaceiros e céu nublado", sendo esta frase, na minha opinião, algo contraditória (mas isto sou só eu), e depois prosseguiu com a tradução da mesma frase para inglês, proferindo a seguinte frase: "The time is good but it's raining".
Não será preciso dizer que não me senti muito à vontade ao voar sob o comando daquele senhor, sendo que ainda por cima ele era auxiliado por um hospedeiro para falar (o que só era normal caso estivesse alcoolizado ou de alguma forma incapacitado), juntando-se o facto de a luz do avião ter ido abaixo duas vezes antes do início do voo. E eu até nem tenho medo de andar de avião. Mas tudo bem...

1 Comentários:

Às 03:00 , Blogger Moony disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

it's all i can say

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial