badge

quinta-feira, junho 29, 2006

O "outro"

Uma expressão muito conhecida é a seguinte: "Ah e tal como diz o outro...". Mas há uma coisa que me preocupa muito nesta expressão. Quem raio é o outro?
Ora bem, o outro é-nos apresentado como sendo uma pessoa sábia, idosa (a expressão é antiga) e que aparece nos momentos mais solenes, menos na missa...lá normalmente é o Jesus que faz as despesas das expressões de igreja, como por exemplo "em verdade, em verdade te digo meu irmão", "amai-vos uns aos outros" ou mesmo "cala a boca José, não mandas em mim, só estás aqui porque o meu verdadeiro pai não me quis assumir apesar de mandar o cheque todos os meses e telefonar de vez em quando", sendo que depois arranjou a história da crucificação para roubar Jesus à mãe e ao padrasto.
Voltando ao outro, ninguém sabe quem é esta personagem porque não aparece, limita-se a mandar as suas bocas para os outros usarem.
Cá para mim, esta expressão a que as pessoas recorrem resume-se de forma bastante simples: as pessoas têm medo de dizer asneiras e então deitam as culpas para cima do outro à boa maneira portuguesa ao dizerem nas entrevistas dum acidente qualquer que matou uma freira e um toxicodependente que era uma verdadeira besta, mas a partir do momento que morre já era um santo: "É como diz o outro, menina...", lançado depois uma piadinha ou expressão popular que nada tem a ver para o caso.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial