The Dreamers de Bernardo Bertolucci
O filme é de 2003, não é fantástico, mas é bom. Bernardo Bertolucci resolve contar e com sucesso duas histórias em paralelo, num contexto histórico que talvez não seja devidamente lembrado hoje em dia: o Maio de 68. Sem querer dar spoilers vou dar os traços gerais.
Por um lado, conta-nos a história dos revoltosos, do mundo real. Do outro, apresenta-nos um jovem americano (Michael Pitt) que desenvolve uma amizade ou um amor enorme com 2 irmãos gémeos franceses (Eva Green e Louis Garrel) e que se tentam abster do mundo real, refugiando-se no passado, nos filmes antigos, que são a sua grande paixão.
À medida que o filme vai prosseguindo vemos a cumplicidade destes 3 a desenvolver-se muito rapidamente ao ponto de chegar a uma união, um verdadeiro ménage a trois, com cenas de nudez extrema (em França, sê francês) e de sexo, este último apenas entre o Matthew (Michael Pitt) e a Isabelle (Eva Green).
Nota-se a extrema abstracção destes 3 pelo mundo real, admitindo que não vêem televisão, ficando sempre fechados em casa a fazer mind games, não comendo o que cozinham, não sabendo o que fazer quando ficam sem dinheiro, etc.
Finalmente, dizer que no fim há o choque entre os 2 tipos de sonhadores: os do mundo real e os 3 "amantes", verificando-se que é impossível fugir aos acontecimentos de Maio de 68.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial